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Conhecido na Alemanha como Volkswagen Type 1, o carrinho já nasceu com a missão de ser popular. Embora tivesse uma indústria automotiva sedimentada, na década de 1920 o país era um dos menos motorizados do continente europeu, já que os carros eram um luxo inacessível à maior parte da população. Era preciso criar um automóvel de baixo custo, que pudesse substituir as motocicletas usadas pelos alemães. Em 1933, o então chanceler alemão Adolf Hitler abraçou a ideia de Porsche de criar um "carro do povo", mas impôs que o novo modelo fosse barato, levasse quatro passageiros e fizesse uma média de pelo menos 13 km/l de gasolina. Dezenas de protótipos se sucederam até o definitivo Typ 1, mas o desenvolvimento teve uma pausa durante a Segunda Guerra Mundial, que forçou a Volkswagen a produzir veículos militares.
Com a ocupação da Alemanha pelas potências aliadas em 1945, a fábrica da VW em Wolfsburg retomou o projeto do carro, já conhecido pelo apelido de Beetle, para que ele carro fosse usado pelas forças de ocupação no país. A produção comercial começou no final do ano e, em 1947, o Fusca passou a ser exportado e ganhou o mundo. Foram mais de 21 milhões de unidades produzidas até 2003.
No Brasil, o célebre Fusca teve confirmada sua vocação popular. Ele chegou importado em 1950 e, três anos depois, sua fabricação doméstica começou em São Paulo, onde a Volkswagen instalou sua primeira unidade - depois, a produção seria transferida para São Bernardo do Campo. Foram fabricados cerca de 3,3 milhões de Fuscas no Brasil, aproximadamente 16% do volume mundial.